A partir dos resultados alcançados e da repercussão dos eventos anteriores nos meios empresarial e acadêmico, decidiu-se organizar a décima segunda edição do Seminário. A escolha da temática “Estratégia e Gestão nas Relações Bilaterais” deve-se ao fato de que, diante de um cenário globalizado, é cada vez maior a tendência das empresas buscarem a internacionalização e para tanto necessitam de posicionamentos claros com relação às estratégias e a forma de gestão que serão adotadas para desenvolvimento de relações bilaterais, neste caso entre Brasil e Portugal. Considerados os contextos específicos de cada país, há que se refletir também sobre o papel das instituições de ensino superior no que se refere à formação de profissionais para atuação nos mercados globalizados. Em outras palavras, qual o compromisso que as empresas e as universidades estabelecem com a sociedade e qual o alcance de suas ações no sentido de contribuir para a melhoria do desenvolvimento social, político e econômico, desde o ponto de vista mais local até o mais global. Por fim, há que se discutir também como se dá a gestão das empresas internacionalizadas, considerando as estratégias de gestão, bem como a importância da cooperação internacional para o fortalecimento das relações bilaterais.