Objetivos

Objetivo Geral:

O XII Seminário pretende, além de divulgar os mais recentes resultados de pesquisas sobre Internacionalização de Empresas brasileiras e portuguesas, promover o intercâmbio de ideias e experiências entre empresários, dirigentes, pesquisadores e alunos.

.

Objetivos Específicos:

• Fomentar a discussão e a reflexão sobre a temática central do evento Internacionalização de Empresas;
• Fomentar a discussão e a reflexão sobre o tema por meio da apresentação de comunicações nas diversas áreas temáticas;
• Estabelecer intercâmbios científicos, culturais e tecnológicos entre as instituições de ensino superior, empresas, seus dirigentes, professores, funcionários, alunos e pesquisadores;
• Identificar e analisar os principais desafios da Internacionalização de Empresas e identificar oportunidades de parcerias entre as Instituições de educação superior e o setor empresarial, fortalecendo, assim, a integração das relações universidade-empresa;
• Fortalecer a interface entre universidades brasileiras e portuguesas, na perspectiva de incrementar intercâmbios acadêmicos e culturais;
• Maximizar estudos sistemáticos sobre teorias e modelos de gestão empresarial com vistas à internacionalização;
• Aprofundar a discussão sobre a análise de cenários econômicos e as estratégias para internacionalização das empresas perante as crises e mudanças que se produzem nos diferentes países, especialmente Brasil e Portugal; e
• Repensar estratégias de desenvolvimento para o setor empresarial, no que diz respeito à inovação e à internacionalização.